
Avaliação Neuropsicológica Infantojuvenil
A avaliação neuropsicológica infantojuvenil é um processo essencial para compreender - de forma mais aprofundada e precisa - o desenvolvimento cerebral, emocional e comportamental da criança ou do adolescente, auxiliando no diagnóstico de quadros como TDAH, Autismo, Transtornos de Aprendizagem, dentre outros.
Dificuldades escolares, sociais e/ou emocionais podem estar relacionadas a fatores neuropsicológicos e, identificar precocemente essas condições, permite intervenções mais eficazes, favorecendo a melhora do desempenho escolar, autoestima e adaptação social, bem como da estimulação de funções cerebrais em possível prejuízo.
Para uma compreensão mais abrangente do quadro do paciente, a avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes inclui a participação ativa dos responsáveis e da escola. Esses colaboradores preenchem escalas específicas, fornecendo informações essenciais sobre o comportamento e o desempenho do paciente em diferentes contextos.
A avaliação segue um processo estruturado, iniciado por uma entrevista de anamnese com pelo menos um dos responsáveis. Nessa etapa, são levantadas informações sobre os sintomas apresentados e o histórico de desenvolvimento do paciente, aspectos fundamentais para a análise do caso e a interpretação dos resultados. Em seguida, são realizadas sessões de testagem com a criança ou adolescente, que incluem a aplicação de testes neuropsicológicos e a observação comportamental. Por fim, a avaliação é concluída com a sessão de devolutiva, na qual os responsáveis recebem uma explicação detalhada dos resultados, a conclusão final e o laudo.
Para mais informações, clique no botão a seguir:
