
Avaliação Neuropsicológica de Idosos
A avaliação neuropsicológica para idosos é fundamental para diferenciar mudanças das funções cerebrais que são esperadas do envelhecimento daquelas que podem indicar possíveis sinais de comprometimento neurológico.
Esquecimentos frequentes, dificuldade em organizar tarefas, alterações no raciocínio e/ou comportamentos podem ser indicativos de condições neurológicas ou outros transtornos que impactam a qualidade de vida. O diagnóstico precoce permite intervenções mais eficazes, ajudando a retardar o avanço de possíveis déficits e promovendo mais independência e bem-estar.
A avaliação segue um processo estruturado, iniciado por uma entrevista de anamnese, na qual são levantadas informações sobre os sintomas apresentados e o histórico de desenvolvimento do paciente, aspectos fundamentais para a análise do caso e a interpretação dos resultados. Em seguida, são realizadas sessões de testagem, que incluem a aplicação de testes neuropsicológicos e escalas. Por fim, a avaliação é concluída com a sessão de devolutiva, na qual ocorre a explicação detalhada dos resultados e entrega do laudo.
A depender da idade do idoso e estágio de comprometimento, pode se fazer necessária a participação de parentes, ou pessoas da rede de apoio do paciente, durante o processo avaliativo.
Para mais informações, clique no botão a seguir: